Teste terapêutico com imunoterapia para pacientes com suspeita de epilepsia auto-imune
A epilepsia é uma manifestação das encefalites auto-imunes e das encefalopatias paraneoplásicas. Quando presente, é habitualmente refratária, e há evidência de que os pacientes se beneficiam de terapia imunomoduladora. Um estudo publicado na revista Neurology pelo grupo da Mayo Clinic é interessante ao definir critérios para diagnóstico da epilepsia auto-imune. De acordo com o artigo, são considerados achados sugestivos de epilepsia auto-imune: 1) Epilepsia de inicio agudo ou subagudo sem etiologia definida, refratária, com presença de …
Leia Mais…
Encefalopatia na sepse: Novos conceitos
Widmann e Heneka, ambos da Universidade de Bonn, na Alemanha, publicaram na Lancet Neurology este ótimo artigo, que chama a atenção para as possíveis consequências da sepse, para os pacientes acometidos por esta grave situação clinica. Em consequência da ampla atividade inflamatória sistêmica e pelo aumento da permeabilidade da barreira hematoencefálica dos pacientes, com frequência estes pacientes desenvolvem encefalopatia, a qual se manifesta comumente como confusão mental e grave comprometimento de memória, podendo evoluir até o coma e morte. Anteriormente…
Leia Mais…
Hidrocefalia de Pressão Normal: Acetazolamida funciona?!
É o que tentou responder um grupo de neurologistas da Universidade de Miami e da Cornell, em Nova Iorque. Este estudo piloto com apenas 8 casos de HPN, avaliando marcadores de neuroimagem após o tratamento com doses baixas de acetazolamida (125–375 mg/dia), droga comumente usada em hipertensão intracraniana idiopática (HII), ou pseudotumor cerebrii, foi publicado na última edição da Neurology. Alperin e colaboradores estudaram os volumes de hiperintensidades da substância branca global e periventriculares dos pacientes randomizados, e alterações da marcha (pela escala de Boon). Dos 8 casos…